segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cromoterapia - Como aplicar???



Define-se Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.
As 7 cores do Espectro são:

- VERMELHO
- LARANJA
- AMARELO
- VERDE
- AZUL
- ANIL
- VIOLETA


A Cromoterapia traz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças.
A CROMOTERAPIA consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS.
Veja abaixo alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar: 


Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingestão de água solarizada (no final do post explica como fazer).

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.

Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.

Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada

Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.



Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.

Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.

Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.

Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.
Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.

Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.
Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.

Insônia: Aplique a luz azul e índigo.

Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.


Formas de tratamento


Água Solarizada
Para fazer a água solarizada você pode usar garrafas ou copos coloridos, pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane . Use sempre água filtrada ou da fonte, não encher até a borda. Coloque a garrafa ou o copo no sol (entre 8:00h e 11:00h) para que a água possa ser energizada. O tempo necessário para energizar a água dependerá da intensidade do sol. (quando o dia está nublado eu deixo a manhã inteira, quando o dia está bom eu deixo por 2 horas). Você pode usar esta técnica com óleo de amêndoas; apenas em tratamentos de uso externo. Ideal é fazer a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo. Por exemplo as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em 2 dias; as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira.


Lâmpadas coloridas
Para usar a luz de lâmpada coloridas você pode adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 Watts com a cor necessária para o tratamento.
No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado.
No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10cm da pele.
O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.

Janelas coloridas
Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada . Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

7 comentários:

  1. Nossa, muito legal o site. Parabéns pelo conteúdo!

    ResponderExcluir
  2. Mt bons os esclarecimentos e orientacoes aqui do site. Uma linguagem simples,mas objetiva,ajudando principalnente aos leigos,como eu,a pelo menos ter nocoes basicas sobre um assunto tao vasto e interessante. Mt obrgada!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a você que explicou direitinho e de uma forma simples... Obrigada por nos passar o que aprendeu!

    ResponderExcluir
  4. Nossa não tenho palavras era tudo que eu estava procurando e achei,muitíssimo obrigada(o) por compartilhar essas dicas adoreiiiiii.Eu gostaria de fazer um curso se vocês me indicarem um lugar aqui no Rio adoraria.Bjs.Obridadíssiomo.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, quero parabenizar aos profissionais que criaram esse blog, é maravilhoso e esclarecedor.
    Obrigada por compartilhar conosco o seu conhecimento.
    Tenho uma dúvida, as lâmpadas para a cromoterapia são as lâmpadas comuns ou as de led?

    ResponderExcluir

  6. Ótima informações simples e precisas de bom entendimento.

    ResponderExcluir