terça-feira, 23 de novembro de 2010

COMO FAZER UMA ALMOFADA OU TRAVESSEIRO DE ERVAS??? APRENDA A FAZER E TENHA ÓTIMOS SONHOS!!!

-->

-->

-->




Para um sono tranqüilo, travesseiros especiais.

A receita antiga dos travesseiros caseiros à base de ervas relaxantes transformou-se em mais uma terapia alternativa contra estresse, insônia, problemas respiratórios (rinite, bronquite, sinusite e tosse), cólicas e dores de cabeça. O princípio é o da aromaterapia: o cheiro da hortelã contém as propriedades da planta, que beneficia, por exemplo, a expectoração e alivia as cólicas. Sem substituir o chá ou o extrato de ervas medicinais, tampouco a medicação de casos agudos, o travesseiro é um auxiliar terapêutico para longo prazo, segundo fitoterapeutas e médicos naturalistas.

Os princípios das ervas ficam preservados por cerca de um ano. Os travesseiros de eucalipto combatem problemas respiratórios (rinite, bronquite, sinusite e tosse), a alfazema atua como calmante, a macela alivia a insônia e o estresse, o capim-cidreira enfrenta a ansiedade, o nervosismo e a hipertensão.

COMO FAZER.

Sobre a almofadinha para relaxar ou tratar dores, ela é bem simples de fazer.
Misture as ervas (que desejar) 1 copo de cada erva.
Prepare um saquinho de tecido de algodão, no formato que desejar. Em geral os de 15 x 30 cm são ótimos para usar em tudo: pernas, joelhos, abdômen, ombros, costas, enfim...
Encha o saquinho de tal forma que não fique nem cheio demais, nem muito vazio, justo para poder se acomodar bem a qualquer parte do corpo onde for usar. 
Costure fechando a almofadinha.
Na hora de usar borrife um pouquinho de água na almofadinha e coloque por 1 a 2 minutos no forno micro-ondas. Cubra a parte que irá colocar a almofada com uma toalha e coloque a almofadinha já quente por cima. Deixe agir pelo tempo necessário. Em geral 10 minutos é suficiente.
Para quem não usa micro-ondas, pode aquecer no forno comum. Para tanto, envolva a almofadinha em papel alumínio e aqueça em forno baixo por uns 10 minutos.

Travesseiros de ervas medicinais


ALECRIM
Suas folhas emanam um aroma adocicado e penetrante, muito usado contra a fadiga física e mental, estimulante da concentração e afrodisíaca
ALFAZEMA
Também conhecida como lavanda, suas flores além de aromáticas são calmantes, diminuem a tensão nervosa e enxaquecas. Melhoram doenças do aparelho respiratório.
CAMOMILA
Na Grécia, a camomila florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade, pelo seu aroma agradável, levemente adocicado. Muito divulgado na Europa por diminuir a irritabilidade, a ansiedade e a insônia.
LEMONGRAS
Tem um aroma que lembra limão, por isso também é conhecida por capim limão. Ameniza a ansiedade o nervosismo e dores de cabeça.
ERVA-DOCE
Conhecida como anis, tem aroma agradável e adocicado, previne cólicas intestinais, ajudando a relaxar o corpo e principalmente esta   região.
EUCALIPTO
Suas folhas de odor agradável e penetrante ajudam a diminuir rinite, bronquite, sinusite e tosse.  Suas árvores são utilizadas pela industria da celulose para reflorestamento
GUACO
A respiração fica mais facilitada com esta erva, ajuda em casos de inflamação de garganta e outras afecções respiratórias
.JASMIM
Suas flores emanam um delicioso aroma muito relaxante, útil nos casos de stress mental, possui ainda um poder revigorante para o corpo.
MACELA
Há muito tempo vem sendo usada por caboclos, para fazer travesseiros contra insônia crônica e o stress físico, porém, foi Monteiro Lobato que a imortalizou, quando recheou a boneca Emília com esta erva.
MENTA
O seu delicioso aroma tem propriedades benéficas ao aparelho respiratório, sendo descongestionante, calmante da mente, ajudando a aliviar dores de cabeça.

COMPOSTOS
MACELA COM EUCALIPTO
Composto por duas ervas com ações diferentes, porém que se completam. A macela contra a insônia crônica e o stress físico e o eucalipto que ajuda a diminuir rinite, sinusite, bronquite e tosse.
EXPECTORANTE
As três ervas reunidas Eucalipto, Guaco e Menta, ajudam a descongestionar as vias respiratórias, facilitando a expectoração, melhorando a bronquite, rinite, tosse e inflamação de garganta.
-->

-->

6 comentários:

  1. Vou fazer um de jasmim, parece ser bem fácil.
    Excelente post

    ResponderExcluir
  2. A D O R E I, vou fazer um para cada familiar. Onde compro as ervas? Um grande abraço
    Jussara Loss

    ResponderExcluir
  3. Adorei Viviane vou fazer sim .... Bjus

    ResponderExcluir
  4. Adoro as ervas, são relaxantes.

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite! Por favor estou montando uma loja macho com artesanato em geral , ja trabalhei com travesseiros ,bonecas etc aromatizados com ervas e agora pretendo eu mesma faze los, vou precisar só das ervas vcs fornecem? No aguardo agradeço Elizabeth

    ResponderExcluir