terça-feira, 23 de novembro de 2010

REFLEXOLOGIA - Aprenda fazer auto-aplicação!!!










A energia do organismo flui por canais, que tem terminações nas mãos e pés, ligando-os aos órgãos do corpo.
Enquanto o fluxo de energia está fluindo sem impedimentos, a saúde do paciente está equilibrada. Mas quando há bloqueio neste fluxo, causado por tensão ou congestão dos canais, as doenças afloram.
Portanto o tratamento é feito, quando manipulamos os pontos específicos, para isto há um "mapa" dos pés e mãos que serve como guia a pessoa que está aplicando a técnica.
Os terapeutas preferem trabalhar a reflexologia dos pés, porque manipula áreas menos expostas que as mãos. As regiões correspondentes a cada órgão são massageadas com pressão do polegar.  Por ser indireto, é um sistema que, entre outras características, permite atingir regiões do corpo de acesso mais difícil.
O efeito mais imediato da reflexologia é o relaxamento, às vezes tão profundo que a pessoa dorme no meio da sessão. 
Com este método, pode-se aliviar os mais variados males, como o stress, angústia, depressão, ansiedade, dor de cabeça, acne, síndrome pré-menstrual, asma, problemas digestivos, entre outros.

BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA:

- Relaxa o corpo, a mente e o espírito;
- Normaliza as funções corporais;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a comunicação nervosa;
- Aumenta as capacidades do sistema imunitário;
- Alivia a dor;
- Trata a pessoa no seu todo.

Auto-Massagem.

Para experimentar há um exercício muito agradável. De preferência sentado, role uma bola de tênis no chão, sob a sola do pé, procurando massagear todas as áreas, incluindo os dedos. Vai sentir que alguns locais são mais dolorosos que outros. Não faça mais do que quinze minutos em cada pé para não provocar, sem querer, excesso de estimulação de conseqüências imprevisíveis. Em seguida, levante-se e procure sentir seus pés e como todo seu corpo está relaxado.

Outra método, seria voce sentado, faça massagem em um dos seus pés, com as duas mãos, em seguida, perceba onde está os pontos doloridos no pé.
Vai no mapinha, (deste aqui que eu passei pra voces do post), e veja qual a área correspondente no corpo.
Aperte com o polegar esta área, de maneira prolongada 3x.
Faça isto todos os dias, até as dores começarem a desaparecer.

Lembrando que, cuidar dos pés é muito importante, sempre que puder, chegue em casa, esquente a bacia, coloque ervas calmantes, ou adicione um pouco de sal e umas gotas de essência ou óleo essencial de sua preferência, melhor ser de menta ou hortelã e pode adicionar umas pétalas de rosas,(se quiser), deixe seus pés uns 15 minutos. seus pés na água e deixe. Voce verá que todo o seu corpo ficará relaxado, instantaneamente.

VEJA TAMBÉM:








11 comentários:

  1. ola!!
    bah num tem coisa melhopr q massagem nos pezinhuus
    muito interessante

    bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, que delicia, uma massagem nos pés é tudo de bom,
    gostei das dicas vou imprimir aqui pra estudar com mais detalhes essa técnicas e os pontos nos pés,
    agradeço pela indicação e parabenizo pela ótima postagem,
    abçs e bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Se tem uma coisa que adoro é uma boa massagem! Reflexologia é uma das minhas preferidas, pois os pés são a nossa base, portanto é muito bom deixá-los relaxados. Eu fazia nos meus filhos quando eram bebês e sempre tiveram ótimas noites de sono. Aqui em casa, quase todas as noites o meu marido faz em mim...rsrs...e eu nele.
    Muito bom mesmo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Gostei, bastante, do seu post.

    Posso te dizer que não permito que toquem nos meus pés. Digo isto até quando me refiro a alguém como pedicure. Difícil eu permitir... e olha, sou bem grandinha! E ate acredito, ninguém nunca fez isto.

    Tentei a coisa da bolinha que vc sugeriu. Meus pés são doloridos em quase todos os pontos.

    Sei que, por toda a minha vida, regulei a temperatura (frio e calor do tempo) pelos meus pés. Bastava agasalhar ou o contrário, para que eu me sentisse melhor.

    ResponderExcluir
  5. vou experimentar a bolinha para massagear meus pés, gostei muito do seu post. estou cuidando da ansiedade e depressão com a reflexologia.

    ResponderExcluir
  6. Sou massagista e conheço bem esta técnica, e tenho a dizer que todos meus clientes preferem esta técnica, pois os resultados são surpreendentes.;

    ResponderExcluir
  7. Os dois mapas tem regiões correspondentes diferentes... Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode acrescentar os pontos de um em outro mapa..todos serão correspondentes..alguns em dois lugares no mesmo pé

      Excluir
  8. gostaria de saber qual éo ponto que exita a mulher ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure no mapa dos pés o ponto de genitais

      Excluir
  9. PARABÉNS,VIVIFRANK,MINHA PREZADA COLEGA TERAPEUTA HOLÍSTICA,PELO SEU TÃO ÚTIL E TÃO BEM ELABORADO SITE/BLOG!UM CAMINHO,UM CANAL A MAIS,PARA QUE A HOLÍSTICA SEJA DIVULGADA,JUNTAMENTE COM SEU INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA SAÚDE,DE UMA FORMA HARMÔNICA E ENERGÉTICA,LEVANDO,INCLUSIVE,À LONGEVIDADE COM MAIOR QUALIDADE DE VIDA!ABRAÇOS!SAUDAÇÕES HOLÍSTICAS E LITERÁRIAS!LUIZ AURELIO NOGUEIRA-TERAPEUTA HOLÍSTICO(MG,SP,RJ E PB) www.luizaurelioterapeuta.blogspot.com

    ResponderExcluir