O emprego da auriculoterapia no tratamento de doenças não é recente. No Nei-Ching, livro que data de 4.000 anos atrás, considerado como a bíblia da acupuntura, está descrito o uso do pavilhão auricular na melhora da síncope. Outros livros antigos da dinastia Tang e Ming também mencionam o uso de pontos na orelha para o tratamento de diversas enfermidades.Atualmente, extensas pesquisas têm sido desenvolvidas nas escolas de Nanking e Shangai. Estes estudos enfatizam a importância da relação neurofisiológica da orelha, conhecendo-se hodiernamente mais de duzentos pontos empregados no tratamento de várias moléstias e na terapia das intoxicações por drogas, fumo e álcool.
A despeito da eficiência da auriculoterapia, o que a faz tão difundida na atualidade são, em parte, as vantagens que apresenta, pois constitui um tratamento rápido, teoricamente simples, de fácil aprendizado, econômico, prático e destituído de efeitos colaterais.
MAPA AURICULAR CHINÊS
Plato inferior 23- Articulação da mão- Platô superior 24- Ombro
- Lingua 25- Cotovelo
- Maxilar 26- Pulso
- Mandibula 27- Ponto de Nefrite
- Olho 28- Ponto de Apendice.
- Ouvido Interno 29- Ponto de urticária
- Amigdala 30- Vertebra Cervical
- Face 31- Vertebra Sacral
- Anestesia dentária 32- Vértebra Torácica
- Parótida 33- Vértebra Lombar.
- Asma 34- Nuca
- Testículos 35- torácico
- Cérebro 36- abdomen
- Occipto 37- Abdomen externo.
- Testa 38- Ponto de calor
- TAI-YANG 39- Tireóide
- Parietal 40- Glandula mamária
- Dermo inferior 41- Apendice
- Ponto da excitação 42- Pontos lombar
- Clavicular 43- Dedos do pé
- Dedos da mão 44- Calcanhar
45 - Tornozelo 67- Apendice
46- Joelho 68- Diafragma
47- Quadril 69- Centro da Orelha
48- Joelho 70- bexiga
49- Nádega 71- Rins
50- Nervo vegetativo 72- Ureter
51- Nervo ciático 73- Próstata
52- Útero 74- Figado
53- She- Men 75- Pâncreas e vesícula
54- Pélvis 76- Pancreatite
55- Ponto p/ baixar pressao 77- Ascite
56- Ponto de asma 78- Dipsomania
57- Coxa 79- Coração
58- Constipação 80- Baço
59- hepatite 81- Pulmão
60- Boca 82- Bronquios
61- Estomago 83- Tubérculos
62- Esofago 84- Bronquiectasia
63- Cardia 85- Traquéia
64- Duodeno 86- Cirrose
65- Intestino Delgado 87- Hepatomegalia
66- Intestino Grosso 88- Triplo-aquecedor
89- Área de hepatite 108- Palato mole
90- Ponto de novo olho 109- Ponto de dor de dentes
91- Nariz interno 110- Genitália externa
92- Garganta 111- Uretra
93- Supra-renal 112- Reto inferior
94- Trago 113- Anus
95- Nariz externo 114- Ponto superior da orelha
96- Ponto da sede 115- hemorroidas
97- Ponto da fome 116- Amigdalas 1
98- Hipertensão 117- Amigdalas 2
99- Purificação 118- Amigdalas 3
100- Endócrino 119- Yang do Figado 1
101- Ovário 120- Yang do fígado 2
102- Olho 1 121- Helice 1
103- Olho 2 122- helice 2
104- Hipotensão 123- Hélice 3
105- Ouvido externo 124- Hélice 4
106- Ponto cardíaco 125- Hélice5
107- Tronco cerebral 126- Hélice 6
127- Tireóide 129- Costa média
128- Costa Superior 130- Costa inferior
A PRÁTICA .
Primeiro, voce terá que aprender a captar o "Sinal Autônomo Vascular". V.A.S.
Toque a artéria radial (parte interna do braço, lado do polegar, junto ao pulso) com dois ou três dedos. É o local tradicional para se tomar o pulso. Não é preciso, nem recomendável, apertar em demasia.
Com a outra mão (a que está sendo tomado o pulso), leve os dedos até a testa (da pessoa em que se está buscando captar o V.A.S.), mais particularmente entre as sobrancelhas. Note que, a uma determinada distância, ou, até mesmo ao toque, ocorrerá uma alteração no pulso captado, como se fosse um "tranco" ou uma sumida repentina da pulsação, que demora cerca de um segundo. Repita o processo uma ou duas vezes e note que a sensação no pulso se repete. Este é o V.A.S.
Treine várias vezes até acostumar-se com a sensação. Tome a pulsação novamente e aproxime bastante ou, até mesmo, encoste na orelha uma ponta fina de aço, tipo uma agulha ou bastonete e "passeie" com ele por todo o pavilhão. Note que ao passar por algumas regiões específicas, ocorre o V.A.S.. Normalmente, encontrará cinco ou seis regiões/pontos e estes correspondem a zonas desequilibradas. Com o auxílio dos mapas auriculares, você poderá saber exatamente a parte do corpo afetada, de acordo com a localização dos desequilíbrios que repercutiram na orelha.
Outros modos de detectar-se os desequilíbrios: procure na orelha regiões descamadas, feridas ou com espinhas, pois isto não ocorre ao acaso. Observe os mapas auriculares e verá que suas localizações correspondem às partes corpóreas afetadas. Mais uma dica: quando houver dor no físico, igualmente haverá na região auricular correspondente. Portanto, basta palpar o pavilhão auricular com o dedo ou com um bastonete que, onde doer significa que igual sensação está ocorrendo na zona do corpo que lhe é reflexa.
O ponto que doer na orelha será o ponto a ser trabalhado.
COMO ESTIMULAR TERAPEUTICAMENTE OS PONTOS SELECIONADOS.
Hoje em dia, existem técnicas eletronicas, porém, vou passar aqui as mais simples, para serem feitos em casa.
Pode-se massagear com os dedos ou com um bastonete o local afetado da orelha. Outra alternativa é a colocação por sobre os pontos de pequeninas esferas de aço, que já vem, inclusive, com fita adesiva apropriada, (sao produtos vendidos em casas especializadas) ou de de cristal (a que eu prefiro), ou ainda, de pequeninas sementes que marcarão os pontos a serem massageados.
Bem, independentemente, de qual seja o método que voce venha optar, voce terá que sempre, toda hora, apertar, o local da orelha. (Veja bem, apertar, nao significa voce machucar a orelha, afinal de contas, é uma parte sensível), é fazer pressão no ponto que precisa ser tratado.
Se voce tiver uma doenca, ou algum problema no corpo, este ponto na orelha vai doer, é normal isto acontecer,mas, depois, a dor desaparece.
Há pontos na orelha que auxilia o emagrecimento, ativando estes pontos, a pessoa além de perder aquela FOME exagerada, pode perder a vontade por comer doces, pode diminuir a ansiedade e melhorar o metabolismo do corpo, levando a perda progressiva do peso.
OBS: Nunca se deve aplicar nas duas orelhas ao mesmo tempo. É preciso intercalar as aplicações em uma orelha por vez, num intervalo de sete dias, no máximo.
Voce também poderá usar:
Ponto esfera – Constituído por uma pequena esfera de metal, este ponto deve ser aplicado da mesma forma que a agulha semipermanente, e os resultados obtidos sãos os mesmos. A diferença é que o ponto esfera pressiona, em vez de furar, e normalmente se usa em crianças com idade até 12 anos e em adultos com orelhas sensíveis.
Ponto semente – É uma pequena semente de mostarda, usada da mesma forma que o ponto esfera, com a diferença de que este ponto deve permanecer na orelha por um prazo máximo de quatro dias. Por se tratar de material orgânico, ele pode se decompor e causar algum tipo de contaminação, e, em conseqüência, provocar inflamação na região.
OBS: Pode-se usar no lugar da semente, quem puder comprar, os pontos de cristal, que sao vendidos em casas especializadas.
Agulha sistêmica – Normalmente usada no corpo, pode ser também utilizada em aurículo. Seu único inconveniente é que o paciente deverá permanecer deitado e com as agulhas na orelha por um período de 20 a 30 minutos, e a cada 5 minutos deve-se estimular e aprofundar a agulha, causando um certo desconforto.
OBS: Pra quem está comecando, eu descarto totalmente o trabalho com as agulhas, é só pra especialistas!!!!
Aqui está uma cartografia da orelha em espanhol:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirquem faz jiu-jitsu é uma bixa
ResponderExcluireu faço a 5 meses e eu melhorei 80% da dor de cabeça.
ResponderExcluirComecei o tratamento hoje e já senti a diferença em minhas dores que não são poucas , vou continuar fazendo. Adorei, só dói um pouco nos pontos em que é mais crítico o problema.Se soubesse teria feito antes . rsrs
ResponderExcluirSinto meio que uma dor que mais parece que ta trancado alguma coisa dentro da orelha, e isso que sinto na orelha esquerda, eu também sinto em muitos outras partes do corpo do lado esquerdo. Pode haver uma ligação entre o que sinto na orelha e no ouvido?
ResponderExcluirQUal é o melhor tratamento para quem tem problema na próstata, a pessoa urina muito , o dia todo, acaba tendo até insônia de tanto que vai ao banheiro.
ResponderExcluirObrigada.
urina mto e pode ter ate Insonia
ResponderExcluirmto provavel diabetes aca um exame de sangue com jejum de 12horas mas agua pode
Tenho uma veia alta e vários vasinhos em minha orelha esquerda, pois quando pressiona dói. Gostaria de saber qual seria a causa, e normal e qual será o especialista que devo procurar para tratar essa veia?
ResponderExcluir