quarta-feira, 11 de julho de 2012

ESPINHEIRA SANTA









BENEFÍCIOS
Efeitos da espinheira-santa
- Tonificante estomacal;
- Antiulcerôgenico (Tem potente efeito anti-úlcera gástrica devido à ação dos taninos). Tem poder cicatrizante de lesões ulcerosas do estômago devido à diminuição da acidez estomacal pelo aumento da secreção gástrica;

- Tem ação anti-séptica, devido à expressiva quantidade de taninos , atuando rapidamente na paralisação das fermentações gastrintestinais;

- Analgésica nas gastralgias (dor de estômago): Acalma rapidamente as dores estimulando e corrigindo a função desviada;

- Levemente laxativo, devido à presença de mucilagens;

- Levemente carminativa (auxilia na eliminação de gases);

- Levemente diurético, devido à presença de triterpenos;

- Alguns estudos iniciais demonstram que a Espinheira-Santa tem o poder de inibir alguns tipos de câncer.

- Demonstrou certa eficiência no combate a Helicobacter Pylori, bactéria que causa úlcera gástrica, podendo levar a câncer gástrico.


Indicações:
Acidez do estômago, azia, gastrites causadas ou não pela bactéria Helicobacter Pylori, gastralgias (dores no estômago), úlcera gástrica, enterites (inflamação do intestino), dispepsia (perturbações do trato gastrintestinal), mau hálito (devido a problemas estomacais), fermentações gastrintestinais, flatulência (gases). Efeitos secundários
Pode-se notar boca-seca e náusea que desaparecem com a descontinuidade do uso.


Contra-indicações
- Gestação e tratamento de infertilidade feminina: É contra-indicado em casos de gravidez ou tratamento da infertilidade feminina por ter um efeito abortivo.

  - Lactação: É contra-indicado o uso durante o período de amamentação pois a espinheira-santa leva a uma redução do leite materno (Santos C, et al. Plantas medicinais 1988);
 Preparações à base de espinheira-santa
- Este medicamento pode ser preparado através de infusão (chá), que consiste em adicionar água fervente sobre as folhas rasuradas (rasgadas em tamanhos pequenos) e abafar por alguns instantes. Normalmente utiliza-se 20g de folhas de Espinheira-Santa para 1 litro de água. Toma-se uma xícara de chá desta preparação antes das principais refeições. Esta forma de uso pode ser alterada pelo médico ou farmacêutico dependendo de cada caso.
Para esta preparação, há a necessidade de se adquirir a Espinheira-Santa seca e é preciso comprar este produto em estabelecimentos com registro na ANVISA e Ministério da Saúde.
Outra forma de uso deste medicamento é o extrato seco que é encontrado na forma de cápsula e recomenda-se ingerir 2 cápsulas de 500mg, duas vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério do médico ou farmacêutico que analisando o caso definirá possíveis alterações.
Há também a possibilidade de fazer uso deste fitoterápico através de tinturas. Neste caso, preconiza-se ingerir 2,5 ml (de um copo medidor que geralmente acompanha o frasco) diluídos em meio copo de água, duas vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério do médico ou farmacêutico que analisando o caso definirá possíveis alterações.
Para estas duas últimas formas de uso, adquira seu medicamento em Drogarias ou Farmácias de manipulação.
TEXTO LENA RODRIGUEZ
SITE FLORAIS & CO. 

VEJA TAMBÉM:
ERVA CAVALINHA
- COMO FAZER UMA ALMOFADA OU TRAVESSEIRO DE ERVAS? 
- ERVAS QUE CURAM
- CHÁ CONTRA CELULITE
- CHÁ CONTRA CÓLICA DE TPM
- ERVAS QUE EMAGRECEM
 



VEJA TAMBÉM:
- DIETAS DESINTOXICANTES
- OS PERIGOS DO AÇUCAR
- OS VEGETARIANOS SÃO MAIS INTELIGENTES
- CAPIM- LIMÃO > ADEUS GORDURA
- CHÁ AMARELO > METABOLISMO A MIL
- KOUBO > AFINA MEDIDAS
- PHOLIAMAGRA > ANTIBARRIGA
- SLENDESTA > EMAGRECER É BATATA!
- ERVAS QUE EMAGRECEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário